A minha visão sobre Classificação Vocal - Parte 1

Para ilustrar esta postagem, vou colocar duas imagens de dois quartetos gospel/cristão pop. Um deles Point of Grace, que é o feminino, marcou e marca profundamente minha vida. Já ouvi praticamento todas as músicas que elas já gravaram.

Atenção: Se você é dos Estados Unidos ou outros países que não o Brasil:
Nos Estados Unidos existe diferença entre música gospel e música cristã contemporânea. Basicamente a diferença é que a música gospel nos Estados Unidos é a música negra, especialmente músicas soul, black music etc... e música cristã contemporânea é a música pop, tal qual Sandy e Júnior, Rouge ou como Justin Bieber e Kelly Clarkson nos Estados Unidos, com a diferença de que a letra é religiosa/protestante. No Brasil essa diferença não existe por estilo musical dessa maneira. Qualquer música evangélica/protestante é considerada gospel e é menos usado o termo cristã, mas também este é utilizado, raramente, mas é. Já vi pessoa tentando também incluir música católica como sendo Gospel/Cristã e inclusive na mesma categoria que é dominada pelos protestantes (que no Brasil são na maioria das vezes chamados de evangélicos, é muito raro o uso da palavra protestante no Brasil)  especialmente pela gravadora MK Music (Que há anos e ainda hoje consegue reunir vários dos mais famosos e premiados cantores gospel do Brasil), concorrem também álbuns católicos, apesar de com bem menos frequência. E aparentemente os próprios católicos não aceitam bem essa equiparação. Já vi em comentários do YouTube expressões como "música católica" ao invés de apenas Gospel, parece haver uma intenção de separá-la da evangélica. Especulações a parte fato é que Música Gospel no Brasil na maioria absoluta das vezes significa qualquer música evangélica, seja do gênero musical que for.

O outro quarteto eu estou conhecendo agora, e estou doido para que eles se reúnam outra vez, uma vez que aparentemente eles já não estão mais em atividade como grupo.

                                                                      Point of Grace

                                                                       True Vibe


Além do fato de que todos e todas são lindos e lindas, eles também cantam muito bem e tem vozes lindas.

Eu nunca estudei as harmonias desses grupos o suficiente para saber se eles chegam a abrir as quatro vozes (tétrade).

Mas no caso específico de Point Of Grace, eu tenho pra mim que não é nada raro elas abrirem 3 vozes diferentes (1° Contralto, 2° Contralto / 2° Mezzosoprano e 1° Mezzosoprano / 2° Soprano). Agora eu não sei se elas já chegaram a abrir também o 1º Soprano junto com essas 3.

No caso do quarteto masculino, eu também tenho pra mim, que as 3 vozes básicas eles abrem com frequência (2° Baixo / 2° Barítono, 1° Barítono / 2° Tenor e 1° Tenor), agora, eu não saberia dizer se eles já chegaram a abrir o 1° Baixo, formando uma tétrade (Acorde de 4 notas), mas a tradicional tríade (Acorde de 3 notas) eles também fazem muito bem. 

No caso de haverem apenas 3 notas é claro que duas pessoas vão acabar cantando a mesma "voz". 

Não é provável uma divisão de vozes de 4 notas diferentes durante muito tempo em canções mesmo de quartetos. Isso porque não é possível abrir 4 vozes diferentes sem que haja dissonância (Notas que não combinam tão bem, em geral segundas e sétimas). Essas notas são usadas mais como recurso. Por isso o mais provável é que o quarteto trabalhe com apenas 3 vozes a maior parte do tempo, e então dependendo da extensão vocal e tessitura de seus integrantes, ou eles cantarão a maior parte do tempo: 2° Baixo / 2° Barítono, 1° Barítono / 2° Tenor e 1° Tenor ou então 1° Baixo, 2° Baixo / 2° Barítono e 1° Barítono / 2° Tenor, e alguém vai cantar a mesma "voz" (naipe/rango, voice type...)

Como a voz mais grave masculina: 1° Baixo é rara, provavelmente ocorrerá a segunda opção.

Com as mulheres não é diferente, mas até que o 1° Contralto (Voz feminina grave) não é tão raro quanto o 1° Baixo (Voz masculina grave). 

Por isso isso, é provável a divisão: 1° Contralto, 2° Contralto / 2° Mezzosoprano e 1° Mezzosoprano / 2º Soprano. Sendo mais raro e até hoje eu nunca vi a divisão: 2° Contralto / 2° Mezzosoprano, 1° Mezzosoprano / 2º Soprano e 1º Soprano.

Isso porque é mais raro uma mulher ter uma tessitura (zona de conforto) de 1º Soprano do que um homem ser 1º Tenor.

A maioria dos cantores no mundo (ao menos os mais famosos, especialmente americanos e latinos) são: 2° Baixo / 2° Barítono e 1° Barítono / 2º Tenor (No caso dos homens)
e 2° Contralto / 2° Mezzosoprano e 1º Mezzosoprano / 2 ° Soprano no caso das mulheres,

Porém a maioria das pessoas, através de uma extensão vocal (notas alcançadas, mas nem todas as mais confortáveis ou com timbre de melhor qualidade) bem trabalhada conseguem fazer outras "vozes", e isso é muito importante porque na verdade não é provável que você encontre 4 tessituras diferentes em um quarteto, quase sempre algum ou vários integrantes não estarão na sua região vocal mais confortável, isso acontece por vários motivos, um deles é que 1° Contraltos e 1º Sopranos não são vozes abundantes no Brasil e sim 2° Contraltos / 2° Mezzosopranos e 1° Mezzosopranos / 2º Sopranos, aliás nos Estados Unidos e mundo latino em geral também. O mesmo acontece para os homens. Existem mas não são comuns homens de voz grave e aguda absolutamente, mas o mais comum é o homem ter a voz grave-média (2° Baixo / 2° Barítono) e Média-aguda (1° Barítono / 2º Tenor), da mesma forma que para as mulheres. 
Porém por algum motivo que só Deus sabe explicar porque. É mais fácil encontrar homem 1º Tenor que mulher 1º Soprano. 
E pelo mesmo motivo que só Deus sabe também as poucas 1° Contraltos que dão o ar da graça são bem menos escassas que a voz mais grave dos homens: O 1° Baixo, que esta no Brasil é a mais rara de todas. E no mundo americano e latino também. Ganha na loteria quem nasce com essa voz.
Muitos que pensam que são 1° Baixos, são na verdade 2° Baixos / 2° Barítonos, uma voz que é bastante aparentada mesmo com o 1° Baixo, inclusive confortavelmente (dentro da sua tessitura/zona de conforto) pode chegar a alcançar quase ou até todo o grave de um Baixo, sem descaracterização de seu timbre, sem perda excessiva de volume e etc.
Porém duas características diferenciam muito bem um 1° Baixo de um 2° Baixo / 2° Barítono. Uma delas é que o 1° Baixo possui uma potência/volume, naturalmente (sem gritar/forçar, o que nunca deve ser feito). A voz na região média e aguda tem que estar sempre no Registro de Cabeça e não de Peito, porém a voz de cabeça pode ficar com um timbre muito similar ao timbre da voz de peito, através da metalização dessa voz, esse som mais na máscara como chama o pessoal da música erudita, é descrito muitas vezes como Belting ou Voz Mista, ambas as técnicas quando corretamente aplicadas, são o mesmo registro vocal usado por Maria Callas e Cecilia Bartoli e Joan Sutherland. Aquela potência a mais de Pavarotti e aquela semelhança com a voz de peito vem através da colocação da voz o mais na máscara possível, a voz chega a vibrar literalmente dentro do nariz, e claro para sustentar esse timbre é necessário maior articulação da boca e músculos da face e uma pressão diafragmática levemente maior, mas nunca se trata de empurrar o registro de peito pra cima de forma brutal, apertando sua voz.

Ou seja, sim o que o Pavarotti e outros grandes homens cantores líricos sempre fizeram é sim Voz de Cabeça, porém com maior metalização e não é só nas notas agudas não, mais ou menos ao redor de um F3 (Notação americana), o homem já entra na voz de cabeça, porém como essa região é ainda muito próxima da Voz de Peito, se nota pouco essa mudança. Quando se está cantando o tempo todo com uma voz mista muito cheia, chega a ser quase impossível perceber as notas de passagem (Passaggio como se diz no Erudito). Isso demanda algum tempo de dedicação, muita pesquisa e exercícios. Se tiver oportunidade, não negligencie ter aulas de canto presenciais com um professor de canto.

Já li muita coisa absurda na internet e o pior é que eu já acreditei nelas. E não sei como minha voz chegou inteira até aqui.
Cuidado com o volume da voz. Sim é possível aumentar o volume da voz, porém não infinitamente. Há um limite do quanto esse volume pode ser aumentando. Um excesso de volume através do aumento da força muscular com certeza levará a uma voz gritada e forçada, que além de não ser bonita torna o ato de cantar muito trabalhoso e penoso e ainda o resultado final deixa muito a desejar, tirando muito do prazer de cantar, por erros técnicos corrigíveis.

Ah, e não é porque você não consegue misturar os seus registros vocais (Voz de Peito com Voz de Cabeça), que todo agudo forte e potente que você ver/ouvir por aí, já vai sair dizendo que o cantor ou cantora está gritando.

Cantor de grande gravadora especialmente gospel (No Brasil qualquer cantor evangélico é Gospel, não é gênero musical, mas sim música evangélica). Quase impossível gritar, a maioria desses cantores tem muita técnica e são acompanhados por grandes profissionais. No CD gravado, no single etc. aí que a chance de uma técnica mal feita estar ali é quase 0. Gravar é bem diferente de cantar ao vivo. Pode errar, porque é só começar de novo e etc. É óbvio que uma gravação que passa ou é feita totalmente no estúdio é totalmente corrigida.
O que acontece é que existem sim pessoas com vozes naturalmente muito fortes por natureza, falando já se nota essa diferença.
Com certeza se você começar a observar todas as pessoas ao seu redor quando elas falarem, você logo vai notar, que as pessoas não possuem a mesma estrutura vocal. Já na voz falada é possível perceber que tem pessoas que possuem vozes mais suaves e outras que tem vozes mais fortes. Mesmo que essas pessoas estejam falando o mais naturalmente possível, ou seja na voz de peito, sem estarem cochichando ou gritando. Isso acontece porque além da anatomia das cordas vocais em si, a anatomia de todos os órgãos e qualquer coisa que faça parte do Aparelho Fonador (que são todos os órgãos e estruturas do seu corpo utilizados para produzir e controlar a sua voz) não são do mesmo tipo em todas as pessoas. Pessoas mais corpulentas, possuem maior ressonância (Volume maior e Timbre mais forte), e consequentemente vozes mais graves, sem que haja um aumento da força muscular, mas apenas pela estrutura de seus corpos e cordas/pregas vocais serem diferentes) pessoas mais franzinas é claro possuem é claro, menos ressonância (Timbre forte), mas se estiver em notas agudas pode ter muito volume, porém a voz terá pouca profundidade/peso se comparada a vozes mais graves (Terá mais áudio, mas a voz será mais "miada", do que se uma pessoa com uma voz mais grave estivesse na mesma nota, ela teria naturalmente mais peso vocal, sem exagerar na força (O que nunca deve ser feito), aliás a força é bem pouca na hora de cantar, ainda que com muita potência, se você anda fazendo força de levantar dois sacos de cimento na hora de cantar, reveja totalmente sua técnica vocal, porque está muito errada. A Eu estou falando aqui de biotipo natural, se a pessoa estiver fora de seu peso ideal isso não se aplica. Isso só se aplica se dentro do peso ideal a pessoa naturalmente já é assim. Sem preconceito sobre estar fora do peso. Essa observação é apenas para explicar porque talvez uma pessoa de dimensões maiores pode ter uma voz não tão poderosa. Isso acontece porque essas dimensões podem ser por causa do sobrepeso e não porque o biotipo dessa pessoa é naturalmente assim. Se você está fora do seu peso. Fica tranquilo, Deus vai te ajudar a dar a volta por cima. Confia nele e comece a trilhar o caminho do seu milagre.

E aqui eu encerro a primeira parte deste post. Gostaria de fazer uma observação muito importante. Eu não tenho nenhum diploma em nenhuma área da música. E também não sou o dono da verdade. Esse blog não é verdade absoluta necessariamente. Se trata da minha percepção pessoal e individual de tudo o que eu percebi, da forma como a minha mente assimilou o conhecimento vocal, que de forma autodidata, com total ajuda da internet, aliás 100% através da internet, que eu venho estudando desde mais ou menos os 13 anos e hoje eu estou indo para os 26.

Espero contribuir em algo para sua vida, para o bem é claro. Deus abençoe a todos nós.


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