Marina de Oliveira - Uma Mezzosoprano Gospel Brasileira com uma extensão vocal de 3 oitavas, inclusive do lírico ao Belting/Voz Mista.
Além de ser a precursora do pop evangélico brasileiro, sendo a primeira cantora gospel a trazer para a mídia brasileira esse tipo de música , se inspirando numa das maiores sopranos de música gospel dos Estados Unidos, a grande Sandi Patty.
Marina de Oliveira é uma das cantoras brasileiras que apresentam maior nível de técnica vocal, independente de ser uma cantora gospel ou não.
Neste vídeo feito por um grande amigo meu, que eu conheço desde quando tinha uns 14 anos, e ele que começou a me introduzir na música.
Neste vídeo Marina mostra porque ela é uma das melhores cantoras do Brasil, do nível das americanas.
Eu não estou falando isso porque eu sou fã, porque eu sou fã de um monte de cantoras que não tem metade da técnica da Marina, a gente é fã por outros motivos, por gosto etc...
Mas de fato Marina tem uma das maiores capacidades vocais do Brasil.
Isso mata uns de inveja e também fazem muitos admirarem o quanto ela entende de música e de canto e as maravilhas que ela faz com a voz.
E mais, ao vivo, ao invés de fugir dos agudos, como muitos fazem, eu inclusive kkkk, a cabulosa faz todo o agudo do CD e improvisa notas ainda mais altas. É simplesmente uma cantora excepcional.
O timbre da Marina é 1° Mezzo, ou seja, ela é um mezzosoprano muito agudo, esse tipo de mezzo possui a mesma zona de conforto de um 2° Soprano, porém é mais potente.
No Canto Lírico esse tipo de voz é chamado de mezzosoprano lírico. Esse tipo de mezzo é médio-agudo, se localiza mais perto do Soprano do que do Contralto, diferente do 2° Mezzo que é um pouco mais grave e possui a mesma região de conforto e brilho que um 2° Contralto, que é um Contralto mais agudo.
Porém Marina não cantou apenas dentro de sua classificação vocal. A cantora passeou desde o 1° Contralto, que é um Contralto grave, que possui praticamente a mesma zona de conforto e brilho que um 1° Tenor, que é o tipo de Tenor mais agudo e foi até as notas mais agudas de 1° Soprano,
O 1° Soprano é o tipo mais agudo do Soprano.
Com isso, podemos dizer que Marina tem uma voz absoluta, ou seja, ela alcança todas as notas de todos os tipos de vozes femininas, desde o Contralto grave até o Soprano agudo.
Essa é uma vantagem das vozes médias, por justamente serem médias, elas estão no meio das duas extremidades grave e agudo, então a mesma distância para mais agudo, é a mesma para mais grave.
Diferente de um Soprano querer alcançar Contralto, fica difícil, pois teria que passar por duas regiões mais graves, assim como o Contralto que se subir até o Soprano, tem que ultrapassar toda a região de mezzo e ainda ir mais alto pra chegar nos agudos de Soprano, enquanto que para as mezzos tanto pro soprano quanto pro Contralto é a mesma distância, e é uma distância bem curta porque a mezzo está no meio das duas vozes e não nas extremidades.
Então se você é muito versátil e é mezzo ou barítono no caso dos meninos, tirou sorte grande.
Maioria consegue alcançar as três vozes, mas se for um médio muito agudo ou muito grave, pode não alcançar ou não ter muito brilho e facilidade ou no Contralto ou no Soprano, Ou Baixo ou Tenor no caso dos meninos que já mudaram de voz, mas consegue sempre pelo menos um dos dois com muita facilidade inclusive.
Marina também domina todas as técnicas do Coral Lírico até Rock Pesado, seu estilo passa por vários gêneros e funde todos eles.
Trazendo para o Brasil a pegada da Soprano de Pop Lírico Sandi Patty, Marina mistura especialmente rock com lírico, além de outros estilos pop.
Após Marina vieram outras grandes cantoras pop gospel seguindo a tendência de Marina, que são: Cristina Mel e Cristiane Carvalho, e outras também.
Marina é Marina. Poucas cantoras tem uma obra musical tão ousada quanto ela.
Notas altas e sustentadas a perder de vista, com as mais variadas técnicas.
Um timbre potente e uma presença de palco incrível. Entre outras milhares de qualidades.
Marina é top.
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