A minha visão sobre Classificação Vocal - Parte 2 - A Tessitura (Zona de Conforto) das Vozes
Qual é a extensão vocal necessária e de maior qualidade e conforto para
cada uma das vozes?
Bem, existem várias teorias para isso?
Essa abaixo, reflete a minha opinião.
Considerando todos os intervalos possíveis:
OBS: NOTAÇÃO AMERICANA
Vozes Masculinas (1° Baixo - 1º Tenor)
C2-C4 = 1° BAIXO - MELODIA
C#2-Eb4/Eb2-E4 = 2° Baixo / 2° Barítono
F2-F#4/F#2-G#4 = 1° Barítono / 2° Tenor
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C2-D4/D2-Eb4 = 1° Baixo
E2-E4 = 2° BAIXO / 2° BARÍTONO - MELODIA
F2-G4/G2-G#4 = 1° Barítono / 2° Tenor
A2-Bb4/Bb2-C5 = 1° Tenor
C2-C#4/C#2-Eb4 = 1° Baixo
Eb2-F4/F2-F#4 = 2° Baixo / 2° Barítono
G2-G4 = 1° BARÍTONO / 2° TENOR - MELODIA
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C2-D4/D2-Eb4 = 1° Baixo
E2-F4/F2-G4 = 2° Baixo / 2° Barítono
G2-A4/A2-Bb4 = 1° Barítono / 2° Tenor
B2-B4 = 1° TENOR - MELODIA
Vozes Mistas (2° Baixo / 2° Barítono - 1° Contralto)
E2-E4 = 2° BAIXO / 2° BARÍTONO - MELODIA
F2-G4/G2-G#4 = 1° Barítono / 2° Tenor
A2-Bb4/Bb2-C5 = 1° Tenor
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
Eb2-F4/F2-F#4 = 2° Baixo / 2° Barítono
G2-G4 = 1° BARÍTONO / 2° TENOR - MELODIA
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C3-C#5/C#3-Eb5 = 1° Contralto
E2-F4/F2-G4 = 2° Baixo / 2° Barítono
G2-A4/A2-Bb4 = 1° Barítono / 2° Tenor
B2-B4 = 1° TENOR - MELODIA
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
C#2-Eb4/Eb2-E4 = 2° Baixo / 2° Barítono
F2-F#4/F#2-G#4 = 1° Barítono / 2° Tenor
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C3-C5 = 1° CONTRALTO - MELODIA
Vozes Mistas (1° Barítono / 2º Tenor - 2° Contralto / 2° Mezzosoprano)
G2-G4 = 1° BARÍTONO / 2° TENOR - MELODIA
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C3-C#5/C#3-Eb5 = 1° Contralto
Eb3-F5/F3-F#5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
G2-A4/A2-Bb4 = 1° Barítono / 2° Tenor
B2-B4 = 1° TENOR - MELODIA
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
E3-F5/F3-G5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
F2-F#4/F#2-G#4 = 1° Barítono / 2° Tenor
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C3-C5 = 1° CONTRALTO - MELODIA
C#3-Eb5/Eb3-E5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
F2-G4/G2-G#4 = 1° Barítono / 2° Tenor
A2-Bb4/Bb2-C5 = 1° Tenor
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
E3-E5 = 2° CONTRALTO / 2° MEZZOSOPRANO - MELODIA
Vozes Mistas (1º Tenor - 1° Mezzosoprano / 2º Soprano)
B2-B4 = 1° TENOR - MELODIA
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
E3-F5/F3-G5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
G3-A5/A3-Bb5 = 1° Mezzosoprano / 2° Soprano
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C3-C5 = 1° CONTRALTO - MELODIA
C#3-Eb5/Eb3-E5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
F3-F#5/F#3-G#5 = 1° Mezzosoprano / 2° Soprano
A2-Bb4/Bb2-C5 = 1° Tenor
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
E3-E5 = 2° CONTRALTO / 2° MEZZOSOPRANO - MELODIA
F3-G5/G3-G#5 = 1° Mezzosoprano / 2° Soprano
G#2-Bb4/Bb2-B4 = 1° Tenor
C3-C#5/C#3-Eb5 = 1° Contralto
Eb3-F5/F3-F#5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
G3-G5 = 1° MEZZOSOPRANO / 2° SOPRANO - MELODIA
Vozes Femininas (1° Contralto - 1º Soprano)
C3-C5 = 1° CONTRALTO - MELODIA
C#3-Eb5/Eb3-E5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
F3-F#5/F#3-G#5 = 1° Mezzosoprano / 2° Soprano
G#3-Bb5/Bb3-B5 = 1° Soprano
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
E3-E5 = 2° CONTRALTO / 2° MEZZOSOPRANO - MELODIA
F3-G5/G3-G#5 = 1° Mezzosoprano / 2° Soprano
A3-Bb5/Bb3-C6 = 1° Soprano
C3-C#5/C#3-Eb5 = 1° Contralto
Eb3-F5/F3-F#5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
G3-G5 = 1° MEZZOSOPRANO / 2° SOPRANO - MELODIA
G#3-Bb5/Bb3-B5 = 1° Soprano
C3-D5/D3-Eb5 = 1° Contralto
E3-F5/F3-G5 = 2° Contralto / 2° Mezzosoprano
G3-A5/A3-Bb5 = 1° Mezzosoprano / 2° Soprano
B3-B5 = 1° SOPRANO - MELODIA
OBS 1: Uma mesma pessoa pode alcançar notas que abrangem mais do que uma voz, porém possivelmente sua voz terá uma melhor qualidade de timbre e maior facilidade de emissão em apenas uma dessas regiões.
OBS 2: Há relatos de mulheres com um timbre incomum de Contralto, mais grave do que o normal, podendo com a utilização do registro grave da voz, a voz de peito, cantar numa região vocal masculina, essa voz é informalmente chamada de Tenorina. E há também relatos de vozes masculinas que possuem timbre incomumente agudo de Tenor, e com a utilização provavelmente do registro de cabeça, este homem pode cantar na mesma região que uma mulher (geralmente de vozes femininas menos agudas, como o 1° Contralto e o 2° Contralto / 2° Mezzosoprano, mas até mesmo o 1° Soprano, há relatos da existência do "soprano masculino". Essa voz é chamada até mesmo formalmente de Contratenor, apesar que este termo também se aplica a homens que cantam na mesma região de conforto de uma mulher. Apesar de geralmente dizerem que os mesmos se utilizam da técnica do Falsete para chegar nestas notas, provavelmente a utilização deste termo é equivocada, uma vez que muitas vezes refere-se a uma Voz de Cabeça, utilizada com menos potência, ou seja, trata-se de uma voz natural suave e não de uma voz falsa, sendo esta uma técnica muito difícil, o Falsete e uma voz soprosa, sem conexão com a voz de peito e ele jamais deve ser confundido com a Voz de Cabeça, que é quando o cantor consegue conectar voz de peito com voz de cabeça e essa conexão pode acontecer de inúmeras formas diferentes, gerando uma quantidade de sons (timbres) dos mais diferentes tipos, que vão desde sons muito suaves a até sons bastante potentes, mas jamais estridentes (gritados). Neste caso, se o som estiver gritado, trata-se justamente da falta de controle na conexão dos registros. Este controle precisa ser preciso.
O Belting é uma Voz de Cabeça com mais apoio e metal (máscara). O Belting é exatamente aquele som suave e delicado das mulheres na ópera e no coral porém com mais apoio (respiração diafragmática com mais força no diafragma e não na garganta) e esse "ar" deve ser colocado como se houvesse uma linha dividindo a cabeça da pessoa ao meio. Tudo isso somado a uma dicção bem feita, com linha no lugar correto, ou seja, baixa, e não levantada e nas notas mais altas e média-altas deve-se abrir mais a boca, ou seja é preciso também uma dicção correta.
Esta imagem pode te ajudar
O Belting não muda as suas notas de passagem, apenas as disfarçam mais. Nenhuma ressonância disfarça mais as notas de mudança de timbre de uma voz do que o Belting.
A não ser que se utilize também o Twang (Uma ressonância ainda mais metálica que o Belting, porém trata-se de um timbre "fanho" ou seja, exageradamente nasal, geralmente ele usado assim como o Falsete como um enfeite e eu particularmente nunca vi nenhum cantor o utilizando o tempo todo.
Realmente há uma sensação física de maior pressão. Há mais força muscular, mas ainda assim nas mesmas notas da Voz de Cabeça pura, sempre há uma mudança no timbre, porém essa mudança é menor, por isso menos evidente. Isso porque entra uma outra musculatura na produção da voz, graças a essa musculatura auxiliando, toda vez que ela estiver sendo usada, as cordas vocais ficam com mais massa muscular sendo utilizada para produzir a voz. Cordas vocais mais grossas geram uma voz mais grossa. Porém sempre há a suavidade. É em cima desta que o Belting acontece. Uma voz dura demais é com certeza uma voz forçada.
O Belting é sobre o equilíbrio entre peso e leveza. E não sobre peso demais ou timbres corretos porém leves.
Trata-se da voz mais potente que se pode ter sem que haja força excessiva.
Porém um homem provavelmente nunca terá uma voz com exatamente a mesma estrutura que uma mulher.
Uma vez que, utilizando a notação americana, geralmente uma mulher ainda estará em uma voz mais de peito em notas que vão desde um C4 até o G4, essas notas provavelmente estarão em um registro mais agudo na voz de qualquer homem, que provavelmente todos vão fazer esta mudança mais ou menos 1 oitava abaixo. Enquanto uma mulher passa para o registro mais agudo da voz em uma nota como o A4, em uma nota alta para homem como um G4, essa nota na voz de qualquer mulher provavelmente será classificada como uma nota pertencente ao registro de peito (que é um timbre mais potente, onde falamos na maior parte do tempo).
Eu acredito que qualquer homem irá com essa mesma qualidade de peso e profundidade extamente uma oitava abaixo, ou seja, até G3. Provavelmente um homem quando estiver em uma nota como um G4, essa nota estará muito mais no registro agudo do que para uma mulher, que para ela está nota ainda é grave, e ela começará a entrar no agudo provavelmente a partir do A4, no caso do homem, essa passagem é justamente 1 oitava abaixo, no A3.
Por isso é questionável, a real existência do Tenor Feminino e do Contralto masculino. Uma vez que as notas de passagens provavelmente não coincidem.
Como qualquer mulher, provavelmente qualquer Contralto ainda estará no registro de peito numa nota alta pra homem como o E4, F4 ou o G4.
O suposto Contralto masculino provavelmente, por usar mais o registro superior, possui um timbre menos profundo que o Contralto na região grave. Uma vez que o homem "contralto" já necessita mudar de registro no A3, e para o Contralto feminino, que é de fato Contralto, a mudança mais evidente, só virá a acontecer numa 1 oitava acima, ou seja o A4.
Resumindo, uma nota que já é aguda para o Contralto masculino, já está numa região média, média-aguda ou mesmo aguda, para o Contralto feminino ainda nem chegou no agudo, ou não está tão alto assim. Se a mulher estender o registro agudo "de cabeça" provavelmente ela terá agudos bem mais confortáveis e potentes do que notas na região de contralto emitidas por um homem, uma vez que elas demoram mais pra entrar na região aguda, pois suas vozes são 1 oitava acima da dos homens, estas notas ainda não estarão tão longe da voz que a mulher já usa para falar. Para um homem provavelmente estas notas já estarão difíceis de sustentar, custando um esforço maior do que custa para qualquer mulher e provavelmente com menos brilho, por estar mais longe da voz de peito, a proporção será maior do registro de cabeça do que de voz de peito, resultando em mais leveza e menos potência.
Justamente o inverso acontece nas "mulheres-tenores"
Provavelmente notas abaixo de C3 serão emitidas com menos brilho e potência do que na voz de um homem.
Enquanto que um homem, a maioria deles já falam nessa nota e até mais graves, eu acredito que qualquer mulher fala 1 oitava acima dessa nota, ou seja C4.
Para uma mulher chegar nessa nota C3, provavelmente ela terá que afrouxar a musculatura, sacrificando muito de sua potência e profundidade vocal, produzindo um som com bem menos volume e profundidade, assim como acontece com os homens em notas muito agudas.
Por melhor emitidas que sejam essas notas provavelmente elas nunca terão o mesmo volume e profundidade que a mesma nota na voz de qualquer indivíduo do sexo masculino.
Então na minha opinião. O Contratenor / Sopranista, é na verdade um tipo de Tenor mais agudo do que o normal, e apesar de a zona de conforto ser igual a de alguma voz feminina, fora isso, essa voz não tem nada a ver com as vozes femininas. As notas de passagens e as características do timbre são bem diferentes de uma voz feminina. Esta voz usa mais o registro agudo, do que uma mulher, que ainda tem uma oitava que para o homem já está no "agudo" em uma região grave falada.
O mesmo acontece com a mulher Tenor / Tenorina.
Trata-se de um Contralto cuja região grave tem maior qualidade do que o normal. Como o timbre é mais grave que o normal, a região grave é maior do que o normal, a região confortável é claro. O que não siginifica que esta voz não possua os agudos típicos de Contralto, exatamente no mesmo lugar que qualquer Contralto, provavelmente os tem.
Trata-se de um Contralto mais grave que o normal e não de um Tenor ou Barítono ou Baixo Feminino. Nada tem a ver a estrutura dessas vozes com qualquer voz feminina, que possui notas já consideravelmente altas para homens ainda na voz falada.
OBS: Essa é a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal no aprendizado da técnica vocal como autodidata.
Qualquer pessoa é livre para discordar e questionar, mas não para desrespeitar.
Sejam sempre bem-vindos ao meu espaço e que possamos aprender cada dia mais sobre música e qualquer outro assunto juntos.
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